quarta-feira, 19 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - 26º a 23º Colocação


A cada tópico além de eleger os mais novos TOP 30: Jogadores Brasileiros, também irei relembrá-los que já foi citado, como: 30º Colocado - Mauro Silva; 29º Colocado - Júnior Baiano; 28º Colocado - Jorginho; e 27º Colocado - Marcelinho Carioca. Agora iremos as posições de 26º a 23º:

  • 26º Colocado - Mozer: Zagueiro que marcava implacavelmente, um verdadeiro pesadelo para os atacantes adversários. Mozer conquistou as torcidas de Flamengo, Benfica e Olympique de Marseille, com sua aplicação e vontade na marcação dos adversários, cabeceava muito bem e se colocava bem na área. Com um faro para os desarmes, este zagueiro foi injustiçado na seleção brasileira ao ser convocado apenas para uma Copa do Mundo, a de 1990, como reserva. Era o que hoje em dia é muito valorizado num zagueiro, técnico, sabia sair jogando e ótimo cabeceador, mas na época era elogiado a força e a intimidação de um zagueiro. Apesar de não reconhecido pela seleção nacional, foi campeão do mundo com um time que muitos consideram "dos sonhos", o Flamengo de 1981, liderado por Zico. Por ser um zagueiro a frente de seu tempo e muito técnico está neste TOP 30: Jogadores Brasileiros, para não fazer injustiça.
  • 25º Colocado - Renato Gaúcho: Mais um jogador polêmico, porém esse deverá ficar sem contestação, pois o que fez em sua carreira e para o futebol está marcado na história. Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho, foi um excelente meia ofensivo, um verdadeiro craque. Foi visto quase que exclusivamente por espectadores brasileiros, pois sua carreira foi quase toda no Brasil, exceto a temporada em que esteve no Roma 1988/1989. Revelado pelo Grêmio, atingiu o auge muito cedo, ao levar o tricolor gaúcho ao título da libertadores e mundial, se transferiu para o Flamengo e adotou o estilo carioca de ser. Encaixou com a cidade e com os times de lá, além de Flamengo jogou no Fluminense, Botafogo e Bangu, além de ter treinado o Vasco e Fluminense. Teve boa passagem pelo Cruzeiro e mediana pelo rival Atlético Mineiro, mas sua vida parecia estar ligada ao Rio de Janeiro. Meia e atacante de velocidade, força, técnica, visão tática e ótima precisão em passes e chutes, sempre brigou por artilherias por onde passou. Teve uma conturbada passagem pela seleção brasileira, ao ser cortado em 1986 e encarado a reserva em 1990, mas também foi campeão da Copa América em 1989. Sua carreira sempre esteve relacionada a noite carioca e aos atos de indisciplina (o que gerou o corte da seleção em 1986), mas suas incríveis jogadas e auto-confiança são fatores que o colocam dentro deste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 24º Colocado - Dida: Um grande goleiro, em todos os aspectos. Revelado pelo Vitória, Dida foi consagrado no Cruzeiro, Corinthians e Milan, conquistando espaço na seleção brasileira, a qual foi a três Copas (1998/2002/2006 - sendo esta última como titular), tornando-se o primeiro goleiro negro a defender uma seleção brasileira em Copas do Mundo desde Barbosa em 1950. Uma verdadeira muralha e pegador de penaltis, pecava (e ainda peca) em suas saídas, um tanto atabalhoadas, do gol, ao jogar com os pés. Conquistou muitos títulos, por todos os times que passou (a não ser o modesto time suiço, o Lugano), sendo os destaques para a libertadores de 1997 (pelo Cruzeiro), o brasileirão de 1999 e Mundial de Clubes da FIFA de 2000 (pelo Corinthians), o campeonato italiano de 2003/2004, Liga dos Campeões da Europa de 2002/2003 e 2006/2007, o mundial de clubes da FIFA em 2007 (pelo Milan) e a Copa do Mundo de 2002 (pela seleção brasileira, como reserva). Apesar de sofrer alguns "frangos" sempre foi muito consistente no gol, mas o fato de falar muito pouco em campo e com a mídia, sempre foi muito questionado. Porém suas atuações sempre demonstraram porque é um doa maiores goleiros da história do Brasil, e por isso está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.
  • 23º Colocado - Careca: Um artilheiro nato. Careca era um finalizador de profissão, ídolo do Guarani, do São Paulo e do Napoli, onde foi campeão nacional (pelas 3 equipes), sempre se destacou pela velocidade, técnica e objetividade, o que o levou para a seleção nacional, onde acabou por não conquistar titulos, mas fez um grande mundial em 1986, ao marcar 5 gols pela seleção, sendo o vice-artilheiro da competição. Na Itália, fez uma grande parceria com Diego Maradona e Gianfranco Zola, conquistou o último título nacional do Napoli e ainda conquistou a extinta Copa da Uefa (hoje Liga da Europa). Por ser sempre decisivo aos clubes e a seleção, está presente neste TOP 30: Jogadores Brasileiros.

Na semana que vem eu darei seguimento a este TOP 30: Jogadores Brasileiros, com as posições de 22º a 19º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário