terça-feira, 11 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - 30ª a 27ª colocadas

Hoje começarei a divulgar a lista do TOP 30 Seleções, de 4 em 4 serão divulgados semanalmente. Hoje serão conhecidas as 30ª, 29ª, 28ª e 27ª seleções colocadas, logo abaixo:
  • 30ª Colocada - Croácia de 1998: Depois da separação da antiga Iugoslávia, existia um certo desconhecimento sobre como ficara as seleções dos novos países. A Croácia classificou-se para a Copa do Mundo de 1998, e com uma bela campanha chegou ao 3º lugar no mundial. Após passar pela primeira fase eliminando o Japão e a Jamaica, perdendo para a Argentina, chegou as oitavas de final para enfrentar a Romênia, a qual venceu por 1 x 0, passando as quartas de final, para enfrentar a poderosa Alemanha, a qual goleou por 3 x 0. Nas Semi-finais enfrentou a seleção anfitriã, a França, e acabou perdendo, de virada, por 2 x 1, com isso tendo que disputar o 3º lugar com a seleção da Holanda, em que venceu por 2 x 1. O grande nome da seleção era o goleador do mundial, com 6 gols, Davor Suker. Esta grata surpresa mostrou um grande futebol e merece ficar entre os 30, mesmo que na rabeira.
  • 29ª Colocada - Colômbia de 1993: A melhor seleção colombiana de todos os tempos. Esta incrível seleção não chegou a conquistar um título (ficou com o 3º lugar na Copa América de 1993), mas venceu as eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 ao fazer o impensável: Golear a Argentina em Buenos Aires pela última rodada das eliminatórias, 5 x 0 para os colombianos. Essa proesa fez com que a Colômbia chegasse a Copa do Mundo de 1994 como uma das favoritas, mas a história foi diferente e os colombianos foram eliminados ainda na primeira fase, sem apresentar aquele futebol que impressionou o mundo em 1993. É uma pena a seleção apresentar um futebol tão fraco em 1994, mas o que fizeram em 1993 fizeram por merecer a 29ª colocação.
  • 28ª Colocada - Portugal de 2006: A seleção portuguesa vinha de um fracasso na Copa anterior e de um bom resultado na Euro anterior, tudo levava a crer que os portugueses queriam mudar a má impressão deixada em 2002. A seleção treinada por Luís Felipe Scolari tinha por objetivo ficar entre os 4 primeiros lugares, o que acabou ocorrendo, ficando com a 4ª posição. Depois de não tomar conhecimento da primeira fase, ganhou de todos os adversários (Irã, México e Angola), os portugueses protagonizaram um dos jogos mais violentos de todas as Copas, em conjunto com a Holanda, o jogo foi vencido por 1 x 0, mas o saldo de cartões foi de 8 cartões amarelos e 4 vermelhos. Superada a guerra nas oitavas, enfrentou a Inglaterra nas quartas, onde a guerra foi na bola, e depois de 120 minutos de jogo a classificação portuguesa veio nos penaltis, por 3 x 1. Na Semi-final enfrentou a França de Zidane, e foi castigada com um gol de penalti marcado pelo craque francês. Na disputa pelo 3º lugar foi derrotado pela seleção anfitriã, a Alemanha, por 3 x 1. Essa parece ser a queda de rendimento de uma grande geração de jogadores portugueses, mas nem por isso fizeram feio e conquistam a 28ª colocação.
  • 27º Colocada - Bulgária de 1994: A grande surpresa da Copa do Mundo de 1994. Por mais que contasse com Hristo Stoichkov, não era de se esperar uma campanha tão bela. Apesar do mal início, ao ser derrotada pela Nigéria, a Bulgária se recuperou em cima da fraca Grécia e da poderosa Argentina. Nas oitavas de final enfrentou o México e após um jogo apertado e tenso, classificou-se ao vencer nos penaltis, por 3 x 1, com duas defesas de Mikhailov. Nas quartas de final enfrentou a segunda grande seleção, a campeão do mundo em 1990, a Alemanha, e não deixou-se abater após estar atrás no placar e buscou a virada, chegando a semi-final. Ao enfrentar os italianos, nas semi-finais, a Bulgária viu seu sonho acabar nos pés de Roberto Baggio, uma derrota por 2 x 1. Na disputa pelo 3º lugar, os búlgaros pareciam desanimados e foram atropelados pelos suecos por 4 x 0. Com a maestria de Stoichkov e o oportunismo de Lechkov conduziram essa incrível seleção para a 27ª posição no TOP 30.

Semana que vem darei andamento a esse TOP 30 Seleções com as posições de 26ª a 23ª colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário