domingo, 2 de maio de 2010

Estaduais: Santos, Grêmio, Atlético - MG, Atlético - GO, Vitória, Fortaleza e Ceilandia são campeões!

Está chegando ao final os campeonatos estaduais de 2010, e aqui no blog só iremos acompanhar mais o campeonato pernambucano que será definido na quarta-feira próxima. Hoje tivemos as decisões dos campeonatos paulista, gaúcho, mineiro, goiano, catarinense, baiano, cearense e brasiliense.
No Campeonato Catarinense deu a lógica, após uma grande campanha no campeonato nacional da 1ª divisão, em 2009, o Avaí, de Sávio e Vandinho, foi soberano no campeonato e confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão, em cima do Joinville, chegando a 15 títulos estaduais. No Campeonato Brasiliense, conhecido como Candangão, o Ceilandia, de Dimba e Allan Delon, destronou o favorito e bicho-papão de títulos locais, o Brasiliense, e conquistou o primeiro título distrital.

No Campeonato Goiano o Atlético Goianiense surpreendeu ao não dar chance para os outros times e eliminou os tradicionais Goiás e Itumbiara, este rebaixado, disputando a final contra o Santa Helena, que tinha eliminado o Vila Nova na semi-final, conquistando seu 11º título estadual. O Campeonato Baiano manteve a todos os times na fila atrás do Vitória, que conquistou o oitavo título consecutivo, o 26º título estadual, ao derrotar o arqui-rival Bahia. O Campeonato Cearense foi decidido no clássico Fortaleza x Ceará, com a vitória do tricolor, apesar do favoritismo do Ceará. O Fortaleza, que atingiu o 39º título estadual, o fez pela primeira vez em forma de tetra-campeonato.

O Campeonato Gaúcho foi para as mãos do Grêmio, após dois anos nas mãos do Internacional, com isso atingindo o 36º título estadual, ao vencer o duelo GRE-NAL, pelo acumulado de 2 x 1. Com um time extremamente equilibrado o Grêmio é um dos principais candidatos aos títulos da Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana. A derrota no Olímpico hoje é apenas detalhe, derrota que não acontecia desde 2008.

O Campeonato Paulista foi parar nas mãos da 3ª geração dos "Meninos da Vila", mas quase que cai no colo do Santo André, mas o "apito amigo" do alvi-negro ajudou e o caneco foi para a Vila Belmiro. Não que a "garfada" no Santo André tire o brilho da conquista santista, afinal eles foram o nome do campeonato e encantaram o país com o futebol ofensivo que imprimiram durante todo o campeonato, mas daí torná-los imbatíveis já é exagero (como a imprensa insistiu em encaixá-los assim). O Santos tem o melhor ataque do Brasil, em números, mas tem uma defesa nada confiável, mas é de se esperar essa empolgação, afinal os paulistas não estão acostumados com o futebol ofensivo, e ao ver isso já julgam que esses são imbatíveis. Santos, campeão paulista de 2010 (campeão pela 18ª vez), com todos os méritos, mas eu disse PAULISTA. Esperamos ansiosos para ver sua exibição nacional.

O Campeonato Mineiro quebrou uma hegemonia que durava anos, afinal é a primeira final, desde 2002, que o Cruzeiro não está presente. Os jogos entre Atlético - MG x Ipatinga foram marcados pelo domínio total dos atleticanos, que marcaram todos os gols dos jogos (inclusive os do Ipatinga, todos contra). O Atlético Mineiro com essa conquista chegou ao 40º título estadual, sendo um dos clubes que mais tem títulos estaduais no país. O Atlético Mineiro ainda precisa mostrar se tem condições para ir bem nas outras competições do ano.

Que festa foi essa da massa atleticana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário