quarta-feira, 12 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - 30º a 27º Colocação

Hoje começa a divulgação da lista dos 30 primeiros do TOP 30: Jogadores Brasileiros, com os jogadores que ficaram nas 30º, 29º, 28º e 27º posições:
  • 30º Colocado - Mauro Silva: Volante clássico, de boa técnica e precisão ao desarmar os adversários, Mauro Silva foi um exemplo de determinação e entrega em campo, considerado o pulmão da seleção brasileira campeã em 1994. Começou jogando pelo Guarani, teve uma passagem vitoriosa pelo Bragantino e virou ídolo no Deportivo La Coruña, sendo o segundo maior número de partidas pelo clube espanhol. Sempre marcando na bola as jogadas, ele se destacou pela lealdade para com os adversários, é um volante que está em falta no futebol brasileiro, que hoje em dia tem muitos brucutus. Nunca foi um jogador de tendências ofensivas, raramente era visto no ataque tentando arrematar ao gol, o que fez ser uma surpresa aquela tentativa de gol que acabou na trave do goleiro Pagliuca (aquela do beijinho na trave), na final da Copa do Mundo de 1994, contra a Itália. Apesar do pouco apelo junto a mídia, pouco se promoveu na carreira, merece estar no TOP 30.
  • 29º Colocado - Júnior Baiano: Esse escolha no mínimo será polêmica! Como assim Júnior Baiano no TOP 30? Simples, ele foi um ótimo zagueiro, apesar de polêmico, fez um boa Copa do Mundo de 1998, foi campeão por onde passou, e foi criador do termo "zagueiro-artilheiro" ao ser o maior goleador do Flamengo no Brasileirão de 1997. Sempre jogando com muita vontade, e as vezes somente isso, força e técnica. Muito intempestivo, teve a carreira marcada por brigas e confusões, mas nada impediu que se torná-se um dos maiores zagueiros brasileiros dos últimos 30 anos. Vice-campeão do mundo em 1998, e bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores da América, sempre buscava a disputa de bola, nem sempre sem acertar o adversário, nunca foi um ás da lealdade, mas sempre pregou respeito ao adversário e ao torcedor. Não vejo nestes últimos 30 anos muitos zagueiros melhores ou bons como Júnior Baiano, por isso está no TOP 30.
  • 28º Colocado - Jorginho: Lateral Direito da seleção brasileira de 1994, foi campeão por onde passou (Seleção, Flamengo, Bayern de Munique, Kashima Antlers e Vasco). Sempre sereno e lúcido nas partidas, defendia muito bem e cruzava com perfeição, pecava um pouco na velocidade. Campeão do mundo em 1994, pela seleção brasileira, Jorginho sempre passou segurança em sua posição, ao sempre observar a movimentação do lateral esquerdo de sua equipe (se este subia ao ataque ele sempre fechava com a defesa, quando o outro ficava na defesa, ele subia ao ataque para tentar um de seus belos cruzamentos). Um lateral completo e que se destacou em uma posição que nunca tivemos grandes jogadores, por esse motivo (além das grandes conquistas) está no TOP 30.
  • 27º Colocado - Marcelinho Carioca: Maior ídolo da nação corinthiana (tanto que foi escolhido para ser o "Senhor Centenário"), Marcelinho Carioca conquistou a torcida por onde passou, e ganhou de lambuja uma antipatia das torcidas rivais por sua "paixão" pelo clube do momento, mas de todas as torcidas a única a idolatrá-lo incondicionalmente, mesmo que estivesse jogando no time advesário, foi a "Fiel Corinthiana". Mas sua classificação no TOP 30 não se resume a simpática com os torcedores, Marcelinho conquistou muitos títulos e virou um dos maiores batedores de falta no mundo e da história, rendendo-lhe o apelido de "Pé-de-Anjo". Com uma habilidade fora do comum, uma entrega dentro de campo e a malandragem, digna de "velha guarda", dentro de campo, Marcelinho beneficiava sua equipe e irritava as rivais. Sempre muito abusado e provocativo, usava de sua habilidade para quase humilhar os rivais, o que deixava os adversários, e inclusive seus companheiros de equipe, nervosos. Pecava pela falta de carisma com os companheiros de equipe, muitos não se davam com o ídolo corinthiano, porém sempre soube lidar com essas situações para que não prejudicasse as equipes em que jogava, talvez essa falta de tato com os companheiros pode ter sido decisivo para seu fracasso como jogador da seleção brasileira. Está no TOP 30 por tudo o que representa para o futebol brasileiro e corinthiano.

Semana que vem darei seguimento a esse TOP 30 Jogadores Brasileiros com os 26º, 25º, 24º e 23º colocados.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir