terça-feira, 4 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - Menção Honrosa

As regras deste TOP 30: Seleções são bem simples:

  • Tem que ter jogado entre o período de 1980 a 2010;
  • Todas as campeãs mundiais estarão na lista (desde 1982 até 2006);
  • Nenhuma seleção que fora derrotada pela campeã ficará a frente desta;
  • São inclusas seleções que disputaram outras competições (Copas Continentais, Copa das Confederações e eliminatórias da Copa).

Claro que em 30 anos de história (1980 a 2010) ficaram de fora várias ótimas seleções, e a elas eu lhes dou a Menção Honrosa:

  • Dinamarca 1986: Uma seleção de craques dinamarqueses, que desfilou um futebol de classe e passes precisos. Sob a batuta de Michael Laudrup e o faro de gols de Elkjaer Larsen, a famosa Dinamáquina encantou o mundo, mas caiu precocemente nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1986, sendo goleada pela Espanha.
  • Argentina 1990: Mais uma vez o gênial Maradona tentava liderar sua seleção para a conquista, mas a equipe era mais fraca desta vez, mesmo assim conseguiu carregá-la até a final. E em uma das piores finais que já vi, os alemães conseguiram parar Maradona.
  • Arábia Saudita 1994: Uma das grandes surpresas da Copa! Foram liderados por Al-Jaber e apresentaram um futebol muito veloz e ofensivo, porém o ponto fraco era defesa, que foi bombardeada pelo ataque sueco.
  • Nigéria 1994: Pela segunda vez os africanos demonstravam que tinham forças para enfrentar as grandes seleções do mundo. Com um futebol alegre e de extrema habilidade, principalmente do camisa 10, Jay Jay Okocha, infernizaram a vida de dois dos quatro primeiros da Copa, Bulgária e Itália, sem contar a Argentina. Foram eliminados na prorrogação contra os italianos.
  • Romênia 1994: A grande geração romena liderada por um gênio, Gheorghe Hagi. A seleção romena fez uma grande campanha, chegando as quartas-de-final, após eliminar a Argentina, com um futebol de primeira. A Romênia caiu perante a Suécia, após uma desgastante prorrogação e disputa de penaltis, mas já marcava a história das Copas com sua incrível seleção.
  • Brasil 1998: Uma seleção que chegou favorita ao título, jogou a Copa inteira como a tal e na derradeira final o inexplicável acontece: o time inteiro convulsionou perante o "drama" de Ronaldo e o grande futebol da seleção francesa. Foram grandes atuações que levaram o time até a final, mas a atuação dele na mesma foi pífia, beirando o ridículo. A seleção brasileira foi expectador VIP na grande exibição de Zidane e seus compatriotas.
  • Holanda 1998: A seleção holandesa vivia seu crepúsculo de uma grande geração, não mais haveria os geniais das Copas e das Euros anteriores após esse mundial, era a última chance para alguns remanescentes, como: Bergkamp, Kluivert, Davids, os irmãos De Boer e Overmars. Já era uma seleção órfão de Van Basten, Gullit, Rijkaard, Koeman e Ed de Goey. Ainda sim fez uma grande Copa e alcançou o que não haviam alcançado nas duas Copas anteriores, a fase semi-final, mas mais uma vez foram eliminados pelo Brasil, só que com uma definição por penaltis desta vez. Bergkamp fez o possível, e apesar das grandes exibições (principalmente frente a Argentina) não conseguiu levar a equipe adiante.
  • Alemanha 2002: A seleção alemã chegou a Copa do Mundo completamente desacreditada, pois não vinha de bons resultados em amistosos e eliminatórias. Mas isso não impediu a tradicional (talvez a mais de todas as seleções) de construir uma incrível muralha em seu gol. O goleiro Oliver Kahn foi um dos principais nomes da Copa, ao levar somente 3 gols em toda a campanha, para o azar dele e da Alemanha dois desses gols foram na final contra o Brasil. Apesar de não ter um futebol vistoso e de passes refinados, vimos uma das melhores defesas de todas as Copas, contando ainda com o talento de Ballack (não jogou a final) e a grande presença de área do goleador Klose. Foram vice-campeões sem nenhum apoio, mas Alemanha é Alemanha, e estar presente 11 vezes entre os 4 melhores de todas as 18 Copas é de se respeitar sempre.
  • Coréia do Sul 2002: Uma das grandes sensações da Copa, surpreendeu mundo ao eliminar grandes potências (Portugal, Itália e Espanha), por mais que tenha sido por "forças obscuras", ninguém imaginaria que pudessem chegar tão longe. Ahn Jung-Hwan e Yoo Sang-Chul foram os grandes nomes da Coreia do Sul, que terminou eliminada na semi-final para a Alemanha, pelo placar mínimo.
  • Senegal 2002: Surpreendeu o mundo ao vencer na estreia a campeã do mundo em 1998, a seleção francesa. E não pararam por aí, chegaram as quartas-de-final, passando por um dos donos da casa, o Japão, e pelo Uruguai, sendo eliminado pela Turquia, já na prorrogação. Diouf foi o grande nome da seleção, apesar de o atacante não ter feito nenhum gol na Copa, ele infernizou as defesas adversárias com suas arrancadas de dribles desconcertantes.
  • Argentina 2006: Talvez a melhor seleção argentina desde a campeã do mundo em 1986, liderados por Riquelme, os hermanos fizeram uma campanha de fazer inveja, jogaram muito bem, passaram com sobras pelo "grupo da morte", mas foram eliminados nas quartas-de-final pela anfitriã na disputa de penaltis, em uma das melhores partidas de Copa de 2006. Talentos como de Sórin, Tévez, Saviola, Crespo, Aimar, Mascherano, Cambiasso, Lucho Gonzalez e Messi, liderados por Riquelme, jogaram um futebol de habilidade, garra argentina e velocidade ofensiva, foi uma pena terem ficado pelo caminho.
  • Estados Unidos 2009: Surpreendeu o mundo ao classificar na "bacia das almas", enfrentar e eliminar a tida melhor seleção do mundo (Espanha) nas semi-finais da Copa das Confederações. Se não bastasse, quase que aprontam para cima do Brasil na final, ao virar o primeiro tempo com o placar em dois gols favoráveis, seria a maior zebra desde a Eurocopa de 2004, mas na segunda etapa a seleção brasileira virou para cima do time de Donovan e Altidore. Tem tudo para aprontar na Copa de 2010.
Sei que várias delas seriam suas TOP 30, mas não cabiam elas na minha. Fica aí a homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário