terça-feira, 25 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - 22ª a 19ª colocadas

Continuando com a divulgação da lista do TOP 30: Seleções, lembrarei dos já mencionados aqui no TOP 30: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; 27ª - Bulgária de 1994; 26ª - Bélgica de 1986; 25ª - Suécia de 1994; 24ª - Itália de 1994; e 23ª - França de 1986. Agora as posições de 22ª a 19ª:
  • 22ª Colocada - Holanda de 1994: Uma das melhores "laranja mecânica" desde a original em 1974. Na Copa do Mundo de 1994 a Holanda chegou as quartas de final, fase que não atingia desde 1978, jogando um futebol ofensivo e com muitos toques de classe. Vindo após duas grandes gerações (as das décadas de 70 - duas finais em mundiais - e de 80 - campeã europeia em 1988) os holandeses precisavam provar que eram capazes de ainda encantar o mundo, e a Copa do Mundo de 1994 era o palco que precisavam. Na primeira fase encararam um grupo que teve uma surpresa, a classificação em primeiro lugar da Arábia Saudita, mas só foram derrotados pelos belgas, onde os holandeses pararam frente ao paredão Preud'homme, e classificaram em segundo lugar, vencendo bem os sauditas e os marroquinos. Nas oitavas de final enfrentaram os irlandeses e deram um show de futebol bem jogado, venceram por 2 a 0, sob a batuta de Dennis Bergkamp, um artilheiro habilidosíssimo. Nas quartas de final pegaram o Brasil e foram eliminados no jogo considerado "o melhor jogo da Copa de 1994", em uma partida para ficar nos anais das histórias das Copas, após estarem perdendo por 2 a 0, os holandeses tiveram forças para reagir e empatar a partida e pressionarem os brasileiros (visivelmente cansados). Não fosse a falta muito bem batida por Branco, a 9 minutos do fim da partida, provavelmente os holandeses estariam nas semi-finais da Copa, mas ainda sim fizeram seu papel e atingiram seu objetivo primário: encantar o mundo novamente. Por essas grandes atuações, inclusive na derrota, os holandeses estão presente (e a frente da Itália) no TOP 30: Seleções.
  • 21ª Colocada - Inglaterra de 2002: Os ingleses estavam com fome de título mundial, e tinham time para isso. Apesar de terem caído no "grupo da morte" na primeira fase do mundial, com Argentina, Nigéria e Suécia, os ingleses conquistaram sua classificação (2º do grupo) e eliminaram a favoritíssima Argentina, numa vitória em mais uma edição da rivalidade "das malvinas", gol de penalti de Beckham. Nas outras partidas os ingleses empataram com a Suécia (com gols) e com a Nigéria (sem gols). Nas oitavas de final enfrentaram os dinamarqueses, já sem resquícios da famosa "Dinamáquina", e deram um chocolate em campo, uma vitória incontestável por 3 a 0, show de Owen. Nas quartas de final encararam o Brasil, no que chegou a ser chamado de "final antecipada", e na melhor partida da Copa de 2002. Com um contra-ataque perigoso, os ingleses abriram o placar após falha da marcação brasileira que deixou Owen frente a frente com o goleiro, que não desperdiçou. Mas em dois lances geniais de Ronaldinho Gaúcho (melhor partida dele na seleção, até hoje) o Brasil virou, e os ingleses caíram de pé frente aos brasileiros. Por apresentar um futebol digno de finalista de mundial, os ingleses estão presentes neste TOP 30: Seleções.
  • 20ª Colocada - Camarões de 1990: E os Leões africanos aprontaram neste mundial, desde este ano o mundo do futebol virou os olhos para a África e observaram o crescimento do futebol no continente. A grande surpresa da Copa do Mundo de 1990 foi multiplicada por 1000 ao verem um jogador camaronês de 38 anos (Roger Milla) liderar esta fantástica seleção a fazer história. Com um futebol alegre, povoou os corações do mundo, que torciam para que eles conseguissem ir além. Ao chegar as quartas de final da Copa de 1990, após vencer na estreia os campeões do mundo (a Argentina de Maradona), Camarões levou o mundo a crer que podiam sim passar pelos ingleses, mas em uma partida equilibrada, e com direito a show de Roger Milla, os ingleses conseguiram, na prorrogação, parar os Leões africanos com um placar de 3 a 2 para os ingleses. Apesar de derrotada, a seleção camaronesa marcou a história das Copas e ainda deu o deleite ao mundo de ver o abusado goleiro colombiano (Higuita) correr atrás de Milla, após perder a bola no meio do campo, em plenas oitavas de final, na prorrogação. Por ser sinónimo de alegria na pior Copa do Mundo dos últimos 30 anos, Camarões está neste TOP 30: Seleções.
  • 19ª Colocada - Alemanha de 1990: Aqui temos a primeira campeã do mundo em meu TOP 30: Seleções. A Alemanha da Copa do Mundo de 1990 não chegava a empolgar como as duas anteriores a ela (as finalistas de 1982 e 1986), mas conseguiu fazer o que não tinham conseguido, ser campeã. Os alemães, liderados por Lötthar Matthäus e Rudi Völler, encararam um primeira fase tranquila, por suas duas goleadas aplicadas em Iuguslávia e Emirados Árabes, e o empate sem perigo com os colombianos. Nas oitavas de final fizeram um clássico com a Holanda e venceram sem maiores dificuldades a seleção de Van Basten e Ruud Gullit. Nas quartas de final tiveram uma pequena dificuldade perante a última participação da Tchecoslováquia, ao vencer por 1 a 0, gol de penalti, a partir dali os alemães começaram a jogar para ser campeões e não para darem show. Com um futebol frio e calculista, com uma grande organização tática, os alemães superaram os ingleses nas semi-finais, após um empate por 1 a 1 e vitória nos penaltis (onde os alemães nunca erram). Na final, uma reedição da final anterior, contra a Argentina de Maradona, que chegou a final graças ao talento de seu camisa 10 e da grande fase vivida pelo goleiro Goycochea (pegando vários penaltis), mas desta vez a história foi diferente, com o time claramente superior aos argentinos, os alemães mandaram no jogo, mas a defesa argentina estava determinada a levar a partida para os penaltis, confiando na fase de seu goleiro. Tudo isso transformou a final desta Copa do Mundo na mais chata e sonolenta da história, sem chances de gol e um ataque contra uma defesa, em que nada acontecia, até que, aos 40 minutos do segundo tempo, é marcado um penalti a favor dos alemães, que como de costume é convertido em gol (por Andreas Brehme), sagrando os alemães campeões do Mundo pela 3ª vez. Por ser uma seleção campeã e com uma disciplina tática acima do comum, a Alemanha de 1990 está neste TOP 30: Seleções. Nota: A Alemanha nunca perdeu um penalti se quer em Copas do Mundo.

Na próxima semana não estarei online, pois estou de mudança de cidade e ficarei sem acesso a Internet até o dia 8 de junho, vésperas da Copa do Mundo de 2010, onde analisarei os grupos e farei projeções para a primeira fase. Nesta semana continuarei a fazer os outros TOPs 30, mas vou parar na sexta feira. Voltarei com o TOP 30: Seleções somente em junho. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário