terça-feira, 18 de maio de 2010

TOP 30: Seleções - 26ª a 23ª colocadas

A cada tópico novo além de eleger os mais novos integrantes do TOP 30: Seleções, também irei relembrá-los os que já foram citados, como: 30ª - Croácia de 1998; 29ª - Colômbia de 1993; 28ª - Portugal de 2006; e 27ª - Bulgária de 1994. Agora iremos as posições de 26ª a 23ª:
  • 26ª Colocada - Bélgica de 1986: Esta seleção foi a grande surpresa da Copa do Mundo de 1986, afinal superou, na fase eliminatória, grandes favoritos, URSS e Espanha, caindo perante a Argentina de Maradona, que fez os dois gols da partida. Durante a primeira fase mostrou-se um time fraco e vulnerável, mas a partir das oitavas de final, surpreendeu o mundo, com um futebol envolvente e vistoso, liderado por Scifo. Talvez teria tido melhor sorte na Copa se tivesse com o goleiro Preud'homme, um dos melhores da história. Por fazer o impossível, ficou com a 4ª posição, na Copa de 1986, a seleção belga está neste TOP 30: Seleções.
  • 25ª Colocada - Suécia de 1994: A incrível seleção de Brolin, Dahlin e Ravelli, chegou a Copa do Mundo de 1994 desacreditada e por puro capricho não foi a final da Copa. A última grande geração de grandes jogadores suecos, Brolin, Dahlin, Larsson, K. Andersson e Ravelli. Desde esta geração que a seleção sueca não tem um grupo tão bom, uma equipe tão equilibrada. Desde essa época surgiram bons jogadores suecos (Ibrahimovic e Ljungberg) mas sem conseguir repetir a formula de 1994. A velocidade de Brolin e a finalização de Dahlin eram os pontos fortes da equipe, e a grande atuação do goleiro Ravelli, que foi o destaque nas quartas de final nas cobranças de penaltis, a Suécia chegou a 3ª posição no mundial de 1994. Com um ataque mortal e veloz essa seleção faz parte do TOP 30: Seleções.
  • 24ª Colocada - Itália de 1994: A queda de um craque, Roberto Baggio, que apresentou um belíssimo futebol durante toda a Copa, mas sentiu uma lesão na semi-final do torneio, que quase o tirou da final da competição. Com uma campanha regular na fase de classificação e uma grande campanha na fase de eliminatória, contando com grandes atuações de Roberto Baggio, a Itália chegou a final eliminando seleções surpresas (Nigéria e Bulgária), e uma grande seleção (Espanha), num duelo que até teve sangue. Apesar de jogar um grande futebol durante a Copa, com toques envolventes e ofensivo (sem descuidar da defesa), a Itália jogou a final ao estilo italiano, defendendo e tentando sair no contra ataque, mas não conseguiu superar a defesa brasileira e acabou perdendo o título nos penaltis para o Brasil. Por ser liderada de forma magistral por Roberto Baggio e jogar um futebol digno de título mundial, que não veio por mero detalhe, a Itália de 1994 está neste TOP 30: Seleções.
  • 23ª Colocada - França de 1986: Uma das grandes gerações do futebol francês, vencedores de uma Eurocopa (em 1984), os franceses, liderados por Michel Platini, mereciam melhor sorte em mundiais. Já tendo feito uma boa campanha no mundial de 1982 (4º lugar) essa geração fez uma grande Copa do Mundo em 1986, vencendo e eliminando Itália e Brasil, caindo perante a Alemanha (novamente) nas semi-finais e ainda, com um time misto, conquistou o 3º lugar ao derrotar a Bélgica. Com essas grandes atuações, a seleção francesa conquistou a simpatia de muitos adeptos do futebol objetivo e de vários toques de bola, e a presença do craque Michel Platini, em grande forma, justifica a presença da seleção francesa de 1986 neste TOP 30: Seleções.

Semana que vem darei seguimento a este TOP 30: Seleções com as posições 22ª a 19ª.

Nenhum comentário:

Postar um comentário