quarta-feira, 5 de maio de 2010

TOP 30: Jogadores Brasileiros - Menção Honrosa

As regras deste TOP 30: Jogadores Brasileiros são bem simples:

  • O jogador tem que ter jogado no período entre 1980 e 2010;
  • Somente será analisado a carreira do atleta durante este período;
  • O TOP 30 conta com: 3 goleiros, 5 zagueiros, 6 laterais, 4 volantes, 5 meias e 7 atacantes.

Claro que no nosso futebol não se restringe a apenas 30 grandes jogadores desta lista, então eu cito aqui os que ficaram de fora mas merecem uma Menção Honrosa:

  • Roberto Dinamite: O maior goleador da história do Vasco da Gama, Roberto era um goleador nato, sabia se posicionar muito bem na área e arrematar ao gol com maestria.
  • Éder Aleixo: Um dos chutes mais fortes da história da seleção, Éder Aleixo era um jogador diferenciado também por sua grande habilidade nos lançamentos e em sua raça. Era um jogador com a cabeça muito quente e sempre mal visto pela a arbitragem, basta olhar diferente para o juiz para já receber uma pressão do árbitro.
  • Ricardo Rocha: Um grande zagueiro em todos os clubes que passou, sempre com a imagem de xerifão da zaga. Forte marcação e ótimo senso de cobertura eram os seus fortes.
  • Ricardo Gomes: Outro grande zagueiro que infelizmente teve a carreira encurtada por problemas de contusão, sua categoria em sair jogando era sua maior marca. Foi ídolo na França.
  • Bebeto: Um dos maiores atacantes da história da seleção, tinha como maior imagem a fama de bom moço, chorão, de jogador extremamente rápido e habilidoso, fez do gol de voleio sua marca registrada. Eternizou a comemoração "embala neném".
  • Zinho: Injustiçado com o apelido de "enceradeira" é o jogador que mais venceu no Brasil, com 5 títulos brasileiros (assim como Andrade), 1 libertadores e o título da Copa do Mundo. Jogador de passe e lançamentos precisos, e ao fim da carreira, sabendo passar a experiência aos seus companheiros de clube.
  • Djalminha: Um grande talento, desperdiçado em uma cabeça quente que nunca soube pesar as consequências. Filho de Djalma Dias, zagueiro, grande ídolo da seleção brasileira na década de 60. Djalminha tinha a grande habilidade de bater muito bem na bola, seja penalti, falta, escanteio ou com ela rolando. Fato que marcou sua carreira foi o ato de indisciplina, em 2002, que o retirou da lista de convocados para a Copa do Mundo.
  • Rogério Ceni: Um dos casos raros de fidelidade a um clube, pois desde que chegou ao São Paulo (vindo do Sinop - MT) em 1993, não saiu mais do time, chegando a mais de 900 jogos pelo tricolor, e ainda está ativo. Outra grande marca do goleiro é uma habilidade não muito comum, o de bater faltas e penaltis. Já chegou aos 89 gols na carreira, que graças a inspiração de Chilavert (goleiro paraguaio), é o maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial.
  • Alex: Um dos maiores meias dos últimos 30 anos, mas que nunca se firmou com a camisa da seleção. Aliás é a maior frustração do jogador é nunca ter disputado uma Copa do Mundo, o que muitos dizem ser uma grande injustiça (assim como com Djalminha). Também ficou conhecido por seus dribles incríveis e sua habilidade em fazer gols de falta.
  • Júlio César: Este pode se tornar o maior goleiro da história da seleção brasileira. Atualmente é um dos melhores, se não o melhor, do mundo. Pode futuramente entrar facilmente num TOP 30 posterior, mas ainda falta em seu currículo um título de maior importância internacional (que pode ser conquistado este ano, com a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo). Tem como diferencial a habilidade de sair jogando muito bem com os pés.
  • Juan: Um dos grandes zagueiros brasileiros da história recente, é muito habilidoso e sabe sair jogando muito bem com a bola, possui um toque refinado e um ótimo senso de cobertura.
  • Kaká: Este poderia sim estar entre os 30 melhores, mas ainda acho que precisa de algo a mais para entrar em definitivo nesta lista. É um meia de grande visão de jogo, ataca com verticalidade e velocidade, sempre com toque envolventes, joga junto de toda a equipe e para a equipe. Com fama de bom moço e religioso, não se envolve em confusões comuns aos jogadores de futebol. Habilidoso e com ótimo domínio de bola, é o mais propício a entrar na lista de maiores dos últimos 30 anos.
  • Gilberto Silva: Grande marcador e sabe sair de jogo sem ser notado, quando isso ocorre é por que jogou muito bem. Seu estilo de jogo não atrai muitos olhares, mas quase sempre é efetivo em suas funções. É o famoso carregador de piano, onde ele deixa de aparecer para anular os adversários e deixa os companheiros com a glória. Apesar de não ser um jogador habilidoso sabe marcar, cobrir, desarmar como poucos.
  • Adriano: Conhecido como o Imperador, podia estar na lista dos 30 maiores se tivesse levado a sua carreira (até aqui) com mais inteligência, grande nome da seleção brasileira de 2005, sempre soube jogar sobre pressão e com vontade de vencer, mas seus problemas pessoais atrapalharam uma melhor performance em campo, seja nos relacionamentos ou num "dito" problema com bebidas. Artilheiro e com grande presença de área, basta colocar a cabeça um pouco no lugar.
  • Maicon: Grande lateral direito, rivaliza com Daniel Alves, na vaga deixada por Cafú no futebol brasileiro. Apoia muito bem, tem raça, ataca com qualidade e velocidade, mas deixa muito a desejar no campo defensivo, costuma deixar uma "avenida" para os adversários em suas costas. Finaliza muito bem.
  • Daniel Alves: Rival direto de Maicon no espaço deixado por Cafú, no futebol brasileiro. Tem um apelo defensivo muito bom e é perfeito em jogadas ou chutes de bolas paradas, peca por ser intempestivo, se tranquilizar a cabeça poderá entrar em uma das 30 vagas do TOP 30.
  • Miranda: Talvez a melhor aposta para a defesa brasileira dos próximos anos. Com ótimo senso de marcação e cobertura, se agiganta frente aos adversários, é dono da melhor defesa do futebol brasileiro na atualidade (a do São Paulo). Um jogador inteligente e não violento, tem potencial para se tornar o melhor zagueiro da história da seleção.
É complicado deixá-los de fora, mas não teve jeito.

5 comentários:

  1. Leonardo, acho que o Miranda, o Maicon e o Daniel Alves são bons jogadores, mas precisam se firmar mais para ganhar essa menção honrosa.

    Abraço, Alessandro Abate

    ResponderExcluir
  2. Só o fato de ter o Rogério Ceni e não o Marcos,nem dei atenção.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, é um TOP 30, ainda serão colocados os 30 da lista... e o Marcos é um deles!

    ResponderExcluir
  4. Alessandro, concordo, mas acredito que eles logo poderão fazer parte deste top 30, mas apenas os mencionei como futuros participantes.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do comentario sobre o Miranda. É uma pena que ele não vá a Copa. Pra mim o Dunga deve levar na Copa: Lucio, Juan, Luisão e Thiago Silva. Gostei do Blog, dê uma olhada no meu: http://futblogdagalera.blogspot.com

    ResponderExcluir