segunda-feira, 29 de junho de 2009

Brasileirão 8ª Rodada: Resultados


Em rodada de dois clássicos estaduais mornos quem brilhou foi o Internacional e o Barueri, o primeiro com grande atuação de Bolaños, aquele que o Santos dispensou, e o segundo pela sapecada que deu no líder Atlético Mineiro, conseguindo com isso entrar no G4. Não posso deixar de destacar também a estréia com vitória do novo comandante do São Paulo, Ricardo Gomes (no lugar de Muricy).

O Internacional voltou a dividir a liderança com o Galo mineiro após vencer o Coritiba, no Beira-Rio, por 3 x 0, com grande atuação do atacante Bolaños (que veio para dar um nó na cabeça de Tite, afinal quem será o ataque titular: Nilmar, Taison, D'Alessandro e Bolaños disputam 3 vagas), que fez os três gols. O Colorado fez uma grande partida, parecendo voltar a ter aquele estilo de jogo do início do ano, em que atropelava a todos. A vitória elástica serviu como motivação para o Inter, que nesta quarta tem uma partida muito importante contra o Corinthians, pela final da Copa do Brasil, e precisa de um placar elástico (2 x 0 ou mais de 3 gols de diferença).

No Morumbi, o São Paulo voltou a apresentar entrosamento de sua equipe, com um novo esquema tático (4-4-2), quem agradece e muito é Richarlyson e Hernanes que voltaram a ter boas participações, ao vencer o Náutico por 2 x 0, gols de Jean Holt e Hernanes (o melhor em campo). O Náutico continua em sua queda livre, já esteve em segundo lugar, quando vinha com boas atuações, mas mostra, assim como o Sport, que o futebol de Recife passará duras penas neste Campeonato Brasileiro, se não abrirem o olho voltarão para a segunda divisão.

E no estádio Arena Barueri, cai o último invicto desta edição do Campeonato Brasileiro. O Atlético Mineiro até mostrou ter força de reação ao empatar a partida quando perdia por 2 x 0, mas não conseguiu parar o ataque do Barueri, que, com grande atuação de Pedrão (que foi para o futebol árabe), nestas duas últimas rodadas jogou o "campeonato mineiro" e foi "campeão", pois ganhou de ambos, coincidentemente, pelo mesmo placar, 4 x 2. Resta saber se o Barueri manterá esta pegada, que o levou ao G4 no campeonato, mesmo com a saida de Pedrão para o Oriente Médio, ou se irá cair de rendimento ao longo do campeonato.

No clássico carioca, o considerado o mais charmoso do mundo, Fla x Flu não saiu do zero. Em um jogo recheado de estrelas (Adriano, Ibson, Juan e Léo Moura pelo Flamengo; Fred, Conca e Thiago Neves pelo Fluminense) faltou muito brilho desta batalhas de constelações. Thiago Neves e Ibson podem ter feito a última partida por suas equipes neste Brasileiro (Ibson ainda pode resolver sua situação com o Porto e ficar na Gávea, mas Thiago Neves vai para o Oriente Médio) e não conseguiram liderar suas equipes para a vitória contra o arqui-rival. Fred e Adriano protagonizaram incríveis perdas de gols, ambos mostraram que precisam melhorar muito para serem decisivos. Conca ainda não conseguiu mostrar seu futebol do ano passado. Juan e Léo Moura parecem estar perdidos com a falta de esquema tático que o Flamengo apresenta, não jogam como laterais, nem como alas, nem como meias, a verdade é que o esquema tático do Flamengo inexiste (famosa tática do padeiro: ataque em massa e defesa em bolo), e essa falta de competencia da equipe pode custar o cargo do técnico Cuca nas próximas rodadas. Já no Fluminense há uma obediência tática mais evidente, Carlos Alberto Parreira parece ter mais controle da equipe que o treinador adversário, mas está pecando pela falta de mira de seus atacantes e o não entrosamento de seu meio campo, que tem errado muitos passes. Conjugando tudo isso temos uma partida em 0 x 0, sem muitas emoções.

No clássico paulista entre Palmeiras e Santos, no Palestra Itália, o time da casa vinha de uma crise que custou a cabeça do técnico Vanderlei Luxemburgo e a venda de Keirrison (ainda não concretizada), o Peixe vinha tentar aproveitar o começo de crise para surpreender o Porco. Mas durante a partida o que se viu foi um Palmeiras muito bem organizado, atacando o tempo todo, não dando chances para os adversário do litoral paulista. E neste cenário foi que Obina abriu o placar para o time da casa. No segundo tempo o técnico santista, Wagner Mancini, operou mudanças em sua equipe, que surtiu efeito. O Palmeiras começou a recuar e tentar explorar os contra-ataques, mas com isso deu uma liberdade perigosa para o Santos atacar. O goleiro Marcos operou verdadeiros milagres e o ataque palmeirense perdia as poucas chances que surgiam. Neste momento o Santos era quem ditava o ritmo de jogo e com tanta pressão acabaram por conseguir empatar a partida, com um gol do estreante Robson, que entrou no lugar de Neymar, dando números finais a partida, 1 x 1.

Outros resultados:

  • Na Arena da Baixada o Atlético Paranaense venceu o time reserva do Corinthians, por 1 x 0;
  • No Mineirão o Cruzeiro, que estava com o time reserva, ganhou por 1 x o do Avaí;
  • No Engenhão o Botafogo foi surpreendido e goleado pelo Goiás, por 1 x 4;
  • No Barradão o Vitória goleiou o Santo André por 4 x 1, com Marcelinho Carioca perdendo penalti;
  • Na Ilha do Retiro o Sport despachou o time reserva do Grêmio com um placar de 3 x 1.

Dados importantes: O Atlético segue líder junto com o Internacional (17 pontos), seguidos de perto por Vitória (16 pontos), Barueri e Palmeiras (13 pontos), Corinthians - Flamengo - Goiás (11 pontos), ou seja, os dois lideres estão distanciando-se dos outros times que são tidos como favoritos ao título. Não podemos esquecer que Botafogo (6 pontos), Coritiba (7 pontos), Avaí (7 pontos) e Náutico (8 pontos) estão na zona de rebaixamento, mas estão a apenas 5 pontos (no máximo) do 6º colocado. O Campeonato Brasileiro está no início e promete muita emoção ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário