terça-feira, 30 de junho de 2009

Copa das Confederações: Como foram as Seleções?


Nesta terça-feira irei aproveitar o fim da Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, para analisar o desempenho das seleções no torneio. Primeiramente gostaria de classificar a importância do torneio; A Copa das Confederações, por ser disputada apenas pelas seleções campeãs continentais, país sede e campeã do mundo, é o torneio de segunda maior importância da FIFA. Pode até ser encarado como um preparativo para a Copa do Mundo, mas nem todas as equipes que participam estarão na próxima Copa do Mundo. E outro fator a ser observado, nunca uma seleção que tenha ganhado a Copa das Confederações, até hoje, se sagrou campeão do mundo no Mundial do ano seguinte, o mais próximo que se chegou foi em 1998, ano em que a seleção brasileira, campeão do torneio em 1997, chegou a final e perdeu para a França. Já tivemos seleções que ganharam a Copa das Confederações após serem campeãs mundiais, vide França (em 2001) e Brasil (em 1997 e 2005).

Então como conclusão tenho que este torneio não pode ser considerado um pré-mundial (a não ser para o país sede, que desde a Alemanha em 2005 que sempre é o mesmo da Copa do Mundo, e acaba senso um excelente teste de organização para o mundial). Então como classificá-lo? Simples, é só mais um torneio entre seleções para definir quem é o melhor campeão continental. Está certo que só recentemente ele tem recebido o devido valor, afinal quando era a cada dois anos era uma festa pouco valorizada, com participações de seleções B ou olimpicas, mas agora é uma competição séria e muito valorizada, com a participação das seleções principais.

Desempenho das Seleções:

  • Nova Zelândia:

Os All Whites demonstraram como a Nova Zelândia ainda engatinha no futebol, enquanto a seleção de Rugby, os All Blacks, é uma das melhores do mundo, a seleção de futebol é bem infantil. Até parece que quando jogam o futebol retrocede aos seus primórdios táticos, anteriores ao esquema tático revolucionário WM. Chris Killen, o astro do time, é muito limitado, a diferença é que ele enxerga melhor o jogo que seus companheiros. A Nova Zelândia não tinha ambição de avançar para as semi-finais da competição, mas chegar ao ponto de comemorar um empate contra o Iraque como se fosse a classificação da equipe, para mim foi exagero, depois dessa demonstração acredito que eles não tem nenhuma chance de classificação para a Copa do Mundo, afinal Bahrein ou Arábia Saudita são seleções muito melhores que os All Whites.

  • Iraque:

A seleção iraquiana já está fora da Copa do Mundo de 2010 e mostrou porque neste torneio, é uma seleção extremamente defensiva, quase não ataca e o toque de bola é precário. Fez dois pontos no torneio, conseguindo uma regular exibição na estreia ao empatar com a anfitriã, na segunda rodada teve como bom resultado não ser massacrada pela Espanha, aliás deu um certo trabalho ao quase empatar com os espanhóis. A grande frustração foi o empate com a fraquíssima seleção neozelândeza. Saiu do torneio sem ao menos fazer um gol.

  • Egito:

A seleção egipsia chegou quase que surpreendendo o mundo ao quase empatar com a seleção brasileira, jogando um futebol bem entrosado e competitivo. No segundo jogo mostrou que a impressão do primeiro jogo estava certa e surpreendeu o mundo ao derrotar a campeã mundial, a Itália, em mais uma partida incrível. Tinha tudo para ser a sensação do torneio, Zidan e Aboutrika lideravam muito bem a equipe, foi aí que a verdadeira surpresa apareceu e a desclassificação para os EUA, que parecia improvável, aconteceu. O futebol egipsio mostrou que tem condições de lutar por uma das vagas para a Copa do Mundo, mas não pode deixar ser surpreendida assim.

  • Itália:

Está aí a maior decepção do torneio, após um início bom a Itália caiu perante seus próprios problemas, sua falta de vocação ofensiva, falta de mira de seus jogadores e o envelhecimento de sua seleção, que ainda mantem a base da seleção campeã mundial, que já era velha. Sua linha de zagueiros fica pouco atrás a linha de meio campo, tentando compactar o jogo, afinal seus zagueiros não conseguem mais se posicionar rápido contra um ataque rápido. Mas com isso dá liberdade para os contra-ataques rápidos, em que seus zagueiros lentos não conseguem acompanhar os velozes atacantes adversários. Com esse sistema defensivo velho e precário vejo um mundial, em 2010, muito fraco dos italianos, afinal a Itália não pode depender só de Buffon.

  • África do Sul:

Os Bafana-Bafana fizeram um início de torneio bem fraco, fazendo os anfitriões temerem pelo pior, não conseguir a classificação para as semi-finais. Mas o time que Joel Santana montou cresceu muito durante a competição e fez duas grandes partidas, contra ninguém menos que Brasil e Espanha. O estilo de jogo melhorou, parece que os jogadores acordaram e passaram a tentar enfrentar os adversários de igual para igual, jogando assim eles dominaram o jogo contra o Brasil (acabou perdendo no finzinho) e quase venceram a Espanha na decisão do terceiro lugar. Tal resultado deixou todos muito empolgados com as possibilidades da África do Sul no Mundial de 2010. Deve dar algum trabalho.

  • Espanha:

Esperava-se mais da seleção espanhola, começou jogando muito contra a fraca seleção da Nova Zelândia, depois por pouco não para na muralha iraquiana, e por fim vence com facilidade a África do Sul. Então era só passar pelos EUA e esperar pelo Brasil na final, certo? Não, o que parecia simples não aconteceu, a Espanha enfrentou dificuldades na partida e acabou derrotada pelos americanos na maior zebra dos últimos anos. David Villa, Fernando Torres, Cesc Fábregas, Xavi, Xabi Alonso e Casillas não conseguiram evitar a derrota. Na decisão do terceiro lugar quase são derrotados pelos sul-africanos. A seleção espanhola tem uma grande geração, mas precisa botar a bola no chão e reconhecer que seus adversários têm seus valores. Acredito que ainda, apesar deste torneio, a Espanha ainda seja uma das favoritas ao título do mundial do ano que vem.

  • Estados Unidos:

A seleção americana passou de decepção a grande surpresa do torneio na última rodada da 1ª fase, ao derrotar e eliminar a seleção do Egito, até então a sensação do torneio, por 3 x 0, com isso eliminando a campeã do mundo, a Itália, que perdera do Brasil por 3 x 0. Os Estados Unidos precisavam, para classificar, de vencer por 3 ou mais gols de diferença o Egito e torcer para o Brasil derrotar a Itália por 3 ou mais gols de diferença. Parecia impossível, mas aconteceu, e com isso foram enfrentar a seleção da Espanha, favorita ao título, nas semi-finais. E mais uma vez o impossível acontece, derrotam os incrédulos espanhóis por 2 x 0 e chegam a final contra o Brasil. Na final ainda conseguem anular o Brasil no primeiro tempo e abrem dois gols de diferença, mas no segundo tempo não conseguiram segurar a ímpeto brasileiro e tomaram a virada. Estados Unidos vice-campeões da Copa das Confederações, ninguém poderia imaginar isso, o que isso quer dizer? Talvez na Copa do Mundo de 2010 os americanos tenham condições de surpreender o mundo de novo, mas agora as outras seleções que estiverem no mundial já ficarão atentas a isso. O fato é que os Estados Unidos se classificaram em segundo lugar no grupo mais difícil e equilibrado, depois conseguiram derrotar uma das favoritas ao título e ainda chegaram a estar com uma das mãos na taça, então se tiverem um pouco de sorte no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, poderão chegar longe no mundial (quem sabe umas quartas de final).

  • Brasil:

A seleção brasileira, a grande campeã da Copa das Confederações, mostrou que a partir de agora o técnico Dunga é inquestinável no comando da seleção. Não se pode mais falar que ele não pode estar lá, afinal ele ganhou tudo que disputou até agora, finalmente elaborou um esquema de jogo para a seleção, definiu em função de quem a seleção vai jogar (o Kaká), encaixou tudo, meu único questionamento é se Robinho deve continuar na seleção (acredito que não tem espírito de equipe). O trabalho tem sido bem feito (apesar de todas as dificuldades iniciais) e a um ano da Copa do Mundo o Brasil tem melhorado e mostrado que pode superar todas as adversidades (visto o que aconteceu na final da Copa das Confederações). Ainda tem o que melhorar? Sempre!

Precisa-se arrumar a recomposição da defesa, a bola chega muito ao goleiro, aliás Júlio César já está na Copa, com certeza é um dos melhores do mundo na atualidade, seus reservas neste torneio são bons; Gomes joga muito bem, se precisar dele sabemos que vai corresponder (convenhamos que Doni não serve para ser reserva de Júlio César); Victor é um goleiro promissor, mas acredito que tem outros merecendo a chance, como: Fábio do Cruzeiro, Renan, do Valência, Bruno do Flamengo e por último, empatado com Victor, está o Felipe do Corinthians.

A defesa ainda precisa acertar alguns detalhes para dar a segurança necessária a seleção, Lúcio, o capitão da seleção, tem jogado muito bem, com vontade, garra, liderança, bom posicionamento e técnica (ainda acho que ele é o El Loco Lúcio), mas precisa de um companheiro que seja mas rápido na recomposição da zaga; Juan é o companheiro perfeito para o Lúcio, mas tem tido uma série de contusões que deixa, no mínimo, o técnico preocupado (será que dá para apostar nele?); Luisão é um ótimo reserva de Lúcio (não companheiro de zaga), é um jogador perigoso no ataque em jogo áereo, também vai bem na defesa neste requisito, mas é um jogador lento, apesar disso pode tranquilamente compor o elenco; Miranda é uma ótima promessa para a seleção, tem as características parecidas com a de Juan, mas precisa amadurecer ainda (podem também ser testados, afinal merecem, Alex, do Chelsea, Breno, do Bayern de Munique, Thiago Silva, do Milan, e Leonardo Silva, do Cruzeiro).

Na lateral direita, acredito, precisa mudar o jogador, Daniel Alves já provou por A + B que é melhor lateral que Maicon (que na minha visão só joga como ponta direito ou ala, não de lateral). Ele defende bem, apoia bem, ataca bem, cruza bem e bate falta muito bem. Enquanto Maicon é rápido e chuta bem e forte na diagonal, só! Na defesa é um Deus nos acuda, deixa sempre uma avenida aberta para o contra-ataque adversário. Acho que ainda merecem ser testados para a reserva de Daniel Alves; Rafinha, do Schalke 04, Léo Moura, do Flamengo, Vitor, do Goiás, Apodi, do Vitória, Ilsinho, do Shakhtar Donetsk, e Jonatas, do Cruzeiro, todos eles podem disputar a posição de reserva com Maicon.

Na lateral esquerda é onde temos a pior situação. André Santos até foi bem na Copa das Confederações e larga na frente pela vaga aberta, provavelmente estará na Copa do Mundo; Kléber, no meu ver, está fora dos planos (finalmente), pois quando nos dois últimos jogos do torneio Dunga retirou André Santos (que tinha roubado a posição de titular de Kléber) para colocar o Daniel Alves (lateral direito) na lateral esquerda, com isso se for convocado novamente Dunga estará sendo muito incoerente; Lutam por uma oportunidade nesta vaga aberta: Juan, do Flamengo, Marcelo, do Real Madrid, Júlio César, do Goiás, Fábio Santos, do Grêmio, Leandro, do Vitória, e Ramon, do Vasco.

No meio campo os volantes tomaram conta, a seleção agora joga com 3 volantes, sendo um extremamente defensivo e os outro dois como segundos volantes. Na vaga de volante defensivo, Gilberto Silva parece estar com muita moral com Dunga e deve estar na Copa, é um jogador experiente, acredito que pode até ser útil para o grupo, mas não o colocaria como titular. Josué, o reserva imediato, tem até boas qualidades, mas ainda deveria provar muito para estar na seleção. Brigando com Josué pela vaga em aberto neste setor estão: Mineiro, do Chelsea, Pierre, do Palmeiras, Fabrício, do Cruzeiro, Willians, do Flamengo, Sandro, do Internacional, Lucas, do Liverpool, e Denilson, do Arsenal. Felipe Melo, que entrou como titular e não saiu mais (não conhece o banco de reservas) é uma grande investida de Dunga, ele ajeitou o setor defensivo do meio campo e ainda sabe chegar com qualidade na frente, dono de um chute muito forte e de passes precisos, acredito que poderia fazer muito bem a função de primeiro volante, mas o Dunga não entende assim, estará na Copa. Ramires, que finalmente foi convocado, roubou a vaga do então intocável Elano e mudou a panorama da seleção brasileira, deu mais dinamismo entre o ataque e a defesa, um jogador ímpar, que defende e ataca muito bem e com muita velocidade, certamente estará na Copa. Elano, o talismã de Dunga, é um jogador ótimo para compor o elenco, mas não para ser titular, afinal ele pode jogar como volante, meia e lateral, têm feito ótimas cobranças de escateio, deverá estar na Copa. Kleberson já é um jogador consagrado pelo pentacampeonato em 2002 (assim como Gilberto Silva), tem jogado bem, dado bons passes e é muito inteligente com a armação de jogadas, mas ainda fica devendo um pouco na marcação, precisa se afirmar ainda nesta seleção. Disputam a última vaga deste setor de segundos volantes com o Kleberson: Ibson, do Flamengo, Hernanes, do São Paulo, Anderson, do Manchester United, Thiago Motta, do Inter de Milão, Souza, do Grêmio, Diego Souza, do Palmeiras, Magrão, do Internacional, Cristian, do Corinthians, e Cleber Santana, do Mallorca.

Na posição de meia de criação, ou seja a posição UM do esquema tático (4-3-1-2), com certeza teremos o Kaká na Copa do Mundo, é o jogador em que a seleção vai apostar todas as suas fichas, logo deverá voltar a ser eleito o melhor jogador do mundo, um jogador que joga com todo seu talento voltado para a equipe, visando o bem do grupo. Seu reserva imediato, atualmente, não tem tanto talento, mas tem muita vontade e garra, Júlio Baptista dificilmente deixará espaço para qualquer outro que queira entrar na seleção, é um homem de confiança de Dunga para a hora em que a coisa aperta, sempre que entra a equipe melhora. Mas não se pode afirmar que estará na Copa do Mundo, então ainda deixa esperanças para: Diego, do Juventus, Wagner, do Cruzeiro, Renan Oliveira, do Atlético Mineiro, Carlos Alberto, do Vasco, Thiago Neves, ex-Fluminense, Renato Augusto, Bayer Leverkussen, Ronaldinho Gaúcho (este pode buscar vaga no meio como também pode buscar no ataque), do Milan, e Daniel Carvalho, do CSKA Moscow.

No ataque, Luís Fabiano virou unanimidade, ninguém o imagina fora da Copa, por mais que sempre falassem que o Brasil precisa de um camisa 9, a seleção já tinha, só não tinham percebido. Infelizmente, acredito, que Robinho também estará na Copa do Mundo, é o jogador que eu contesto não é de ontem, é muito habilidoso, mas tem como objetivo em sua carreira apenas ser o melhor do mundo (um objetivo muito individual), ele nem campeão do mundo é, teria que se doar mais a seleção e não o contrário, se voltar a jogar para o grupo (como em 2004-05-06) só iria acrescentar, mas se jogar apenas para si (como vem sendo desde 2006/2007) não deveria ser convocado. Para os reservas ainda há duas vagas abertas, Nilmar e Alexandre Pato ainda não carimbaram seus passaportes para a Copa do Mundo, com isso jogadores como: Grafite, do Wolfsburg, Ronaldinho Gaúcho, do Milan, Wagner Love, do CSKA Moscow, Fred, do Fluminense, Ronaldo, do Corinthians, Adriano, do Flamengo, Kléber, do Cruzeiro, Taison, do Internacional, e Ricardo Oliveira, do Betis, irão brigar por uma vaga. Apesar disso acredito que Nilmar conseguirá uma das vagas, é um jogador muito técnico, veloz e inteligente, está a frente dos outros nesta briga. Enquanto Alexande Pato, acredito, ainda tem que provar por que deve ser convocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário