sábado, 13 de junho de 2009

Copa das Confederações: Previsões


Neste domingo começa a Copa das Conferderações 2009, na África do Sul, torneio de seleções que antecede em um ano a Copa do Mundo de Futebol 2010, também na África do Sul. Participam desta copa os campeões continentais: Brasil (Campeão da Copa América 2007), Espanha (Campeã da Eurocopa de 2008), Egito (Campeão da Copa Africana de Nações de 2008), Estados Unidos (Campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2007), Iraque (Campeão da Copa da Ásia de 2007) e Nova Zelândia (Campeã da Copa das Nações da OFC de 2008. Também participam desta copa são: África do Sul (País sede) e Itália (Campeã da Copa do Mundo de 2006).

A seleção brasileira ficou com o grupo mais difícil, com Itália, Egito e Estados Unidos, o grupo B. O grupo A têm as seleções da Espanha, África do Sul, Iraque e Nova Zelândia. O Brasil, grupo B, encara já nesta segunda o Egito, o técnico Dunga tem acertado nas últimas duas partidas da seleção, a escalação com o esquema 4-3-1-2 tem funcionado bem, desde que se elegeu o Kaka como peça fundamental da seleção. O Brasil terá certas dificuldades na primeira fase, mas conseguirá passar para as semi-finais. Aliás, junto com a Espanha, o Brasil é o favorito para a conquista da taça.

A África do Sul, grupo A, tem como missão passar pela primeira fase, para não fazer feio em casa, e mostrar que têm condições para fazer um bom papel na Copa do Mundo de 2010, também em casa. Ela não terá muitas dificuldades em avançar para as semi-finais, pois as seleções de se grupo são mais fracas, com exceção da Espanha. Os Bafana Bafana jogam no esquema tático 4-4-2, na falta de Benny McCarthy, não convocado pelo técnico Joel Santana, a seleção tem como jogador principal Steven Pienaar.

A Itália, grupo B, atual campeã do mundo, é favorita, junto com o Brasil, a passar para as semi-finais. A Azurra deixou uma péssima imagem com a campanha na Eurocopa 2008, mas vem invicta nas eliminatórias europeias. Chamado novamente ao comando da Azurra Marcelo Lippi, que reassumiu a seleção após o fracasso da Euro 2008, tem a missão de rejuvenescer a geração campeã de 2006, que não conta mais com Totti e Del Piero, esse último por vontade do treinador. O destaque da seleção italiana é o goleiro Buffon, apontado como o melhor do mundo, retrata como a Azurra irá jogar nesta Copa das Confederações, no esquema 4-4-1-1, bem defensivo, quatro defensores (laterais jogam quase que nem zagueiros), quatro volantes, um meia e um atacante enfiado na área.

A Espanha, grupo A, tem a seleção que hoje é considerada favorita para qualquer competição entre seleções que faça parte. Atual campeã da Europa, a Fúria, tem no futebol de toques rápidos e envolventes o seu forte, a defesa ainda é fraca, mas o poderio ofensivo é fantástico, Fernando Torres é o atacante principal da equipe, mas é na figura de David Villa que a seleção espanhola se orienta. Jogando no esquema tático, que a seleção brasileira não conseguiu sucesso, o 4-2-2-2, o famoso quadrado mágico, foram campeões europeus. Vem com tudo para conquistar a taça, como preparativo para a Copa do Mundo.

Egito, grupo B, é o primeiro desafio da seleção canarinho, atual campeão da Copa Africana de Nações, vem mal nas eliminatórias da Copa, está em terceiro num grupo de quatro seleções, em que só se classifica o primeiro, ou seja, vai jogar a vida nesta competição, mas dificilmente seguirá além da primeira fase, pois não conseguirá fazer frente nem aos Estados Unidos, quanto mais fazer frente a Brasil e Itália. Os Faraós jogam no esquema 3-5-2, com dois volantes defensivos, mas o meia Zidan pode dar muito trabalho, além de Mohamed Aboutrika, o craque do time.

Iraque, grupo A, veio para a Copa das Confederações tentando apagar o papelão da eliminação precoce da seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Para isso terá que lutar contra os anfitriões e os neozelandeses pela segunda vaga nas semi-finais, e contará com a habilidade de seu capitão Younis Mahmoud. A equipe iraquiana joga no esquema tático 4-5-1.

A seleção americana, grupo B, tem dado certo passeio nas eliminatórias da CONCACAF, e tem resultados inconstantes em amistosos (mas expressivos, vitórias contra África do Sul, Suécia e Polônia, derrotas para Paraguai, Inglaterra e Espanha). Tem como missão tentar ser a surpresa da competição, eliminando Itália ou Brasil para passar as semi-finais, porém a missão não é das mais fáceis. Liderados pelo destaque do time, Landon Donovan, os Estados Unidos jogarão no esquema tático 4-3-2-1, com um atacante de ofício.

A Nova Zelândia , grupo A, vem para ganhar experiência suficiente para poder tentar ganhar a vaga na repescagem da Copa do Mundo contra a seleção Asiática que irá enfrentar. Busca apenas não fazer papelão e mostrar a si mesmo que é capaz de jogar uma Copa do Mundo. Os All Whites entraram em campo com o esquema tático 4-4-2 liderados pelo Chris Killen, mas nada além da experiência em um torneio internacional é aguardado.

Essa Copa das Confederações, para o Brasil, deve servir para encaixar o time e o esquema tático para a Copa do Mundo de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário