quarta-feira, 24 de junho de 2009

Copa Libertadores da América (Semi-final): Cruzeiro x Grêmio

Hoje começam as semi-finais da Copa Libertadores da América, e o primeiro confronto é dos times brasileiros, Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão.

Na partida de mais tarde, o Cruzeiro leva uma ligeira vantagem sobre o Tricolor gaúcho por jogar em casa, onde até este fim de semana não perdia a 9 meses. No Mineirão a Raposa é difícil de ser batida, mas enganam-se os que acham que por ter passado pelo São Paulo credencia mais o Cruzeiro a ir para a final, o Grêmio tem um grande elenco, está muito melhor que o São Paulo, sabe jogar uma Libertadores, usam muito bem do regulamento e não quer levar desvantagem para casa. Nesta partida, acredito que terá dois confrontos dentro de campo: Wagner x Tcheco (quem criará mais?) e Kléber x Maxi Lopez (quem é mais decisivo?). Neste pré-jogo pretendo esclarecer os meus pontos de vista em relação as equipes e os confrontos individuais.

As equipes: Cruzeiro encontrou outra forma de jogar depois que Ramires foi servir a Seleção Brasileira, penou muito para isso mas conseguiu. Digamos que voltou a ser aquele Cruzeiro "velho de guerra", que cadencia o jogo, prioriza a posse de bola e toca bastante antes de tentar arrematar contra o gol adversário, não é mais aquele Cruzeiro de muita velocidade, ultra-ofensivo e que explorava muito as subidas de seus volantes (Charles - hoje no Lokomotiv - e Ramires). Encontrou equilíbrio em todos os setores do campo (apesar de a defesa necessitar muito de Leonardo Silva). O Grêmio tem como mérito no banco seu técnico, Paulo Autuori, que já foi bicampeão desta competição e conhece como poucos o que é necessário para chegar lá. Tem uma defesa muito sólida, mas pode sofrer com a ausência do goleiro Vítor (servindo a seleção), o meio campo é muito combativo e forte na marcação e o ataque sempre perigos. Joga na melhor forma o futebol força, já muito conhecido dos gaúchos (chega a se assemelhar com uma mescla entre futebol uruguaio+argentino+brasileiro). Por jogar em casa vejo uma leve vantagem da Raposa.

Wagner x Tcheco: Este confronto de que criará mais em campo vejo Wagner na frente, é um jogador, que além de conhecer o seu terreno, é muito rápido, bate bem na bola (inclusive faltas) e entra driblando muito bem, dificultando a marcação da defesa. Já Tcheco, outro ótimo jogador, terá que se adaptar rápido ao campo, não é veloz como Wagner, mas tem uma disciplina tática que o cruzeirense não tem, também bate bem na bola (incluindo faltas) e tem uma ótima visão de jogo. Será um ótimo duelo, mas dará Wagner.

Kléber x Maxi Lopez: Este confronto é o que trás maior equilíbrio, afinal temos dois grandes atacantes em campo. Kléber é veloz, provocativo, bom finalizador e driblador, pesa contra ele o fato de ser muito violento, desonesto nos contatos corporais com outros jogadores e cabeça quente, pode acabar prejudicando a equipe em um momento decisivo. Maxi Lopez é o típico centro-avante de Libertadores, mas melhorado, é brigador, bom finalizador, ótimo cabeceador, posiciona-se muito bem, tem ótima visão de jogo e muito habilidoso, mas também é violento, bem ao modo argentino, só que não esquenta a cabeça com a facilidade de Kléber. Será um duelo quase que de xadrez, mas acho que tem mais possibilidade de Maxi Lopez se sair melhor. Afinal, conhecendo Kléber, a defesa gremista vai tentar provocá-lo.

No duelo de hoje aposto minhas fichas no Cruzeiro, mas ainda sim será equilibrado, se o Cruzeiro conseguir ganhar de 0 terá uma ótima vantagem para o segundo jogo, mas não terá nada definido hoje. E aviso, ao contrário que muitos falam, NÃO é uma final antecipada, quem passar terá de enfrentar um argentino ou uruguaio, e nunca é fácil enfrentá-los na final. (Não se esqueçam do Fluminense, que ganhou do Boca Juniors na semi-final, já cantavam que era campeão, e acabou perdendo para a LDU do Equador!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário