terça-feira, 9 de junho de 2009

Quem foi mais importante para o Atlético Mineiro: Marques ou Éder Aleixo?

Dois grandes ídolos da massa atleticana, Marques e Éder Aleixo, simbolos de dois momentos opostos do galo mineiro. Éder Aleixo, conhecido como Canhão Mineiro, jogou no grande time da década de 80. Marques, xodó da massa, joga no time do final da década de 90 até atualmente, periodo de grandes decepções do Atlético Mineiro.

Vamos começar pelo time do galo da década de 80, equipe com a qual Éder Aleixo jogou:

  • Década de 80 e início de 90:

Esta década começou com o Atlético - MG brilhando no Campeonato Brasileiro de 1980, sendo Vice-Campeão, perdendo a final para o Flamengo, de Zico. O Galo perdia a chance de ser Bi-Campeão e o Flamengo ganhava seu primeiro título brasileiro. No âmbito estadual, o Galo mineiro dominava já tinha dois anos, o Cruzeiro era bi-vice do Galo e ainda seria mais 4 vezes.

O time do Atlético - MG em que Éder Aleixo jogou tinha grandes jogadores, como: Reinaldo, Toninho Cerezo, Luizinho, Marcelo Oliveira, João Leite, Osmar, Palhinha, Vaguinho, Gérson e outros. Uma constelação jogou pelo Galo ao lado do Canhão Mineiro.

Éder Aleixo chegou ao Atlético Mineiro em 1980 ficou até 1985, voltou em 1989 ficou até 1990, e retornou em 1994 (vindo do Cruzeiro) e saiu pela última vez do clube em 1995, para ir ao União São João de Araras.

Que títulos esse Atlético - MG ganhou com Éder Aleixo no time, e como foram suas campanhas ano a ano:


  • 5 títulos de Campeão do Campeonato Mineiro (1980-1981-1982-1983, formando o hexa com os títulos de 1978-1979 sem Éder, e 1995);
  • 3 Vice-Campeonatos Mineiros (1984-1990-1994);
  • Vencedor do Torneio de Paris de 1982;
  • Vencedor do Troféu Ramon de Carranza de 1990;
  • Marcou 122 gols pelo Atlético Mineiro;
  • Vice-Campeão Brasileiro 1980;
  • 14º lugar do Campeonato Brasileiro de 1981;
  • Semi-finalista da Copa Libertadores da América (comento mais tarde);
  • 19º lugar do Campeonato Brasileiro de 1982;
  • 3º lugar do Campeonato Brasileiro de 1983;
  • 19º lugar do Campeonato Brasileiro de 1984;
  • 8º lugar do Campeonato Brasileiro de 1989;
  • 5º lugar do Campeonato Brasileiro de 1990;
  • 4º lugar do Campeonato Brasileiro de 1994.

Fato curioso: Éder foi uma das figuras principais da semi-final da Taça Libertadores da América de 1981 contra o Flamengo, em que o árbitro José Roberto Wright expulsá-o de campo por ter trombado com ele durante uma tentativa de cobrança de falta rápida. Este evento gerou uma indgnação no jogadores, dirigentes e torcida atleticana (pois Reinaldo havia sido expulso pouco antes, a meu ver justamente) que taxaram como persiguição do árbitro. Concordo que a expulsão de Éder Aleixo foi um erro, mas a orientação dos dirigentes mineiros aos jogadores que caíssem em campo e forçassem a expulsão para que o jogo terminar antes, que precisa de no minimo 7 jogadores para continuar a partida, foi ridicula.

  • Fim da década de 90 e anos 2000:

Esse periodo pode ser chamado facilmente de "Era Marques no Atlético Mineiro", pois a partir de 1997 o futuro Xodó da Massa chegou ao Galo mineiro e só saiu de lá em 2002, para o Japão, retornou em 2005, transferindo-se para o Vasco em 2006 e retornando do Japão outra vez em 2008 até hoje. Pretende encerrar a carreira no Clube Atlético Mineiro.

Marques enfrentou um início muito bom no Galo, títulos campanhas em brasileiros muito boas, fez o nome de vários atacantes (como Valdir Bigode e Guilherme), tornou-se o jogador que mais defendeu o Atlético Mineiro em Campeonatos Brasileiros (190 jogos) é o nono maior artilheiro do clube, marcou o gol de nº 1000 do Galo em Brasileirões, mas de repente tudo no Galo começou a ruir, Marques começou a se destacar em salvar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, chegou a ver o Ipatinga (Cruzeiro C) desafiar seu espaço no âmbito estadual e até nacional (Copa do Brasil de 2006). O Atlético Mineiro vem passando por sérias crises que chegou a culminar no rebaixamento da equipe no Brasileirão em 2005.

No Atlético Mineiro, Marques jogou com grandes nomes do futebol, como: Toninho Cerezo, Valdir Bigode, Guilherme, Gilberto Silva, Mancini, Belletti, Gallo, Diego Tardelli, Cláudio Caçapa, Doriva, Euller, Taffarel, Velloso, Lincoln e Valdo.

Que títulos esse Atlético - MG ganhou com Marques no time, e como foram suas campanhas ano a ano:

  • Campeão da Copa Conmenbol de 1997 de forma invicta;
  • Vice-Campeão do Campeonato Mineiro de 1998 - ano em que foi artilheiro - , de 2001, 2008 e 2009;
  • Bicampeão do Campeonato Mineiro de 1999 e 2000;
  • 4º lugar no Campeonato Brasileiro de 1997;
  • 9º lugar no Campeonato Brasileiro de 1998;
  • Vice-Campeão Brasileiro de 1999;
  • Quartenista da Copa Libertadores da América de 2000 (eliminado pelo Corinthians);
  • 24º lugar no Campeonato Brasileiro de 2000;
  • 4º lugar no Campeonato Brasileiro de 2001;
  • 8º lugar no Campeonato Brasileiro de 2002;
  • 20º lugar no Campeonato Brasileiro de 2005 (Rebaixado);
  • 12º lugar no Campeonato Brasileiro de 2008;
  • Marcou 131 gols pelo Atlético Mineiro.

Então quem foi melhor para o Galo mineiro: Marques ou Éder Aleixo? Essa pergunta é bem complicada de responder, pois os dois foram (e são) grandes jogadores, mas um (Éder) jogu em um time de sonhos, só tinha craque, de futebol bonito e brilhante, outro (Marques) pegou muita pedreira, times que ocilavam, não formavam um grupo unido, muitas trocas de jogadores, e graças a ele, fez o nome de artilheiros como: Guilherme e Valdir Bigode.

Eu me pergunto, se pudessemos trocá-los de época qual seria o resultado? Quem tem mais a oferecer a que equipe? São duas grandes figuras e uma comparação complicadíssima, mas a meu ver Éder sozinho não faria pelo Atlético - MG o que Marques fez. Éder apesar de ter mais títulos mineiros que Marques (3 a mais), não tem um campeonato internacional em mão (Conmenbol 1997), somente torneios. Marques que conquistou somente 3 títulos (2 mineiros e uma Conmenbol), marcou 131 gols pelo Galo, e jogou com um time inferior ao de Éder e fez o que fez, na minha análise fica a frente de Éder Aleixo, que não foi o melhor de sua época no time, conquistou 5 títulos (todos mineiros), marcou 9 gols a menos que Marques (que sempre foi conhecido como garçon), jogou num time galático.

Mas apesar do resultado de minha análise (você pode discordar) não seria nenhuma injustiça que o resultado fosse ao contrário. Afinal o Atlético - MG da década de 80 foi melhor que o Galo do fim dos anos 90 e 2000.

5 comentários:

  1. Leonardo: Gostei muito do comparativo Éder x Marques. Não é sem razão que Marques ainda é o xodó da torcida atleticana, mas isso em função dos profissionais que jogaram com ele, ou seja, era fácil destacar-se entre aqueles jogadores. Já Éder se destacou em formações atleticanas com vários grandes jogadores. E não há como estabelecer um comparativo individual entre os dois: Éder foi muito mais jogador, muito mais crque. Abraço.JMCarvalho.

    ResponderExcluir
  2. Léo muito bom essa suas análizes parabéns! mto bom o blog!

    ResponderExcluir
  3. Oh Leo...só pude ler sua análise hoje. É como disse aquele personagem da literatura e cinema brasileiros: “ A vida é dura”! Bom, se algum dia você realmente se tornar jornalista esportivo será daquele tipo amado/odiado. Não haverá meio termo. Você gosta de uma polêmica, heim! De toda forma, a análise é muito boa e a idéia em si é criativa, é otimpo de coisa que movimenta a torcida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. cara sou fã do marques,mas não tem comparacão eder pra mim foi o melhor jogador que vi jogar com a camisa do galo. eu vi os dois jogarem e não tem comparação,eder so pode ser comparado a zico ,falcão socrates,cereso então marques esta bem atras

    ResponderExcluir
  5. Para, Reinaldo foi melhor do que os dois juntos

    ResponderExcluir